Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. Rubem Alves

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Valorização do Professor

Muito tem se comentado da nova propaganda do MEC sobre a importância do professor.
Mas se ele é tão importante, por que ser tão desvalorizado? O salário dos professores, bem como as condições de trabalho na maioria das escolas públicas são incentivos para que se formem novos profissionais nessa área?


E você, o que acha do papel do professor?

terça-feira, 22 de setembro de 2009

A onda do Internetês


São comuns, principalmente entre os mais jovens, o uso de palavras abreviadas e o desrespeito às normas ortográficas vigentes: “Tb axo q vc naum deve viaja pq tá xato” (também acho que você não deve viajar porque está chato).
A verdade é que nós sabemos ortografia por memória visual, e não por “decoreba” de regrinhas. Ninguém perde tempo pensando se HOJE tem “h” ou não, se CASA é com “s” ou “z”, se CACHORRO é com “x” ou “ch”. O que nos faz saber ortografia é a leitura e o bom hábito de escrever. Não temos dúvida na hora de escrever
palavras usuais, aquelas que vemos e escrevemos com freqüência. Isso significa que a visualização e o uso constante das palavras fora da grafia oficial podem criar “dúvidas eternas”.

Com a Internet, vieram novas palavras e expressões, em configuração de comandos ou aplicações, muitas sem apropriado significado em nossa língua. Percebemos, então, como as palavras foram abreviadas até o ponto de se transformarem em uma única expressão, duas ou no máximo três letras (não=n, sim=s, de=d, que=q, também=tb, cadê=kd, tc=teclar, porque=pq, aqui=aki, acho=axo, qualquer=qq, mais ou mas=+). Além dessa "contenção", houve também um desmoronamento da pontuação e da acentuação (é=eh, não=naum), nos enviando à fonética das palavras e não mais à etimologia.
Nos emoticon (emoções), os olhos são representados pelos sinais :, ;, = ou ainda 8. A boca pode ter os seguintes símbolos a representá-la: (, ), *, /, e \. As risadas são feitas escrevendo-se Rs, Kkkkkkkk, Ahahahahahahah ,Eheheheheheh, suhasuhasuahsua,auhauhuahuhua, etc.

O grande problema que existe é o uso dessa linguagem em locais onde ela não é apropriada, como é o caso da escola. A nossa garotada precisa estar consciente de que esta forma de linguagem é grupal, é localizada, é adequada unicamente numa situação específica. É preciso que saibam que a linguagem da maioria, dos textos oficiais, da vida profissional é a língua padrão.

Acreditamos que “não adianta resistir”, pois temos que pensar a educação associada ao pensar do uso da tecnologia. Isso deve ser uma atitude constante no pensar dos educadores e especialistas da educação. O importante papel do educador é o de preparar o educando para usar criticamente as diversas formas de linguagens e também utilizá-las de maneira adequada.

E você, também utiliza bastante o internetês? Vamos trocar informações, "blz".

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A Caravana da Educação em nosso município
















Durante os dias 24/09 e 25/09 a CARAVANA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA vai estar no nosso município nas dependências do Centro Educacional Alfredo Dutra atendendo a comunidade escolar dos municípios que pertencem à DIREC-14.

Participem!!

sábado, 19 de setembro de 2009

Nossos professores são D+!!!!



Nossos professores são d+!!! Eis algumas fotos dos momentos de descontração de alguns profissionais que abrilhantam nossa escola... Com pompa e circunstância...rsrsrsrsrsrsrs...

sábado, 12 de setembro de 2009

Curso Mídias Digitais


Se capacitar constantemente para oferecer um trabalho sempre de qualidade. Essa é uma das práticas dos professores do Polivalente.
Dessa vez as professoras Delvani, Eliane, Maurisa e Maria de Lourdes estão participando do curso Mídias Digitais oferecido pelo NTE16.
O curso visa a importância das tecnologias digitais na educação, discussão sobre inclusão digital; como fazer pesquisa na Internet; conhecendo e aplicando a metodologia de pesquisa Webquest; utilização da TV e do Vídeo na escola; integração das diversas mídias em projeto educacional.

Sucesso a eles nesse curso. E que multipliquem o conhecimento adquirido com os que não puderam participar.

Trabalho, Justiça e Cidadania


Durante os dias 10, 11 e 12 de agosto os professores do noturno do POLI juntamente com outras escolas, estiveram participando do curso de capacitação de multiplicadores do programa Trabalho, Justiça e Cidadania.
O projeto é promovido pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5) e pelo TRT5, pela qual Juízes, Advogados, Promotores, Professores de Direito, Servidores do Judiciário, semeiam noções básicas sobre Direito do Trabalho, Direito da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor, Direito Penal, ética e cidadania, etc, nas escolas públicas de diversos Estados e Municípios do país.
O projeto pretende que os professores apliquem nas escolas de palestras, cartilhas, guias de assistência jurídica gratuita, visitas dos alunos ao Poder Judiciário, simulação de audiências e julgamentos, entre outros instrumentos e atividades dessa integração positiva que tem mostrado excelentes resultados.
“Aqui estamos todos pela educação porque acreditamos que a educação é responsabilidade de todos nós”, disse a juíza Rosemeire Fernandes, responsável pela implantação do TJC.
Os professores do noturno saíram do encontro motivados a repassar o conhecimento adquirido para os alunos.
Ficou claro para os professores da EJA que é preciso haver uma adaptação do currículo para essa categoria de alunos, que se encontram em uma realidade diferente do ensino regular. A necessidade cada vez maior de trazer o conteúdo escolar para perto deles, com assuntos do dia-a-dia e que conhecê-los lhes trarão benefícios.

Agora é hora dessa equipe de professores traçarem metas e planos para aplicar o projeto com sucesso, com você aluno.


(clique nas fotos para ampliar)

domingo, 6 de setembro de 2009

Merenda no Poli é coisa séria...



Em parceria com professores, funcionários e alunos, a direção do Colégio Estadual Polivalente tem procurado oferecer uma merenda atrativa, saborosa e nutritiva. Ao cardápio habitual foram adicionadas delícias do cardápio mineiro, como a polenta mineira com frango, o arroz de carreteiro, o feijão tropeiro, além de itens preferidos pela garotada como iogurte, suco de frutas com sanduiche de queijo e presunto, geléia com biscoito, mugunzá, sopa...Hummmmmmm!!! Muito ainda pode ser feito, mas por enquanto a direção se esmera em propiciar ao seu quadro funcional um lanche saudável, gostoso, brasileiro e barato. Qualquer sugestão, procure a direção ou informe neste blog...

COMER E COMER BEM É O MELHOR PARA UM DESEMPENHO REAL E SATISFATÓRIO.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Arte no Poli


Nossos alunos são verdadeiros apreciadores das obras de arte e exímios atuantes na sua execução. Durante as aulas de Arte buscamos propiciar aos mesmos um contato mais de perto com produtos artísticos e artistas clássicos e populares das diversas manifestções e estilos. Arte é vitalidade, criação e sensibilidade, é dignidade que traz dignidade... Por que não valorizar e oferecer oportunidades de conhecimentos artísticos? Vários são os canais de expressãoda arte: música, teatro, dança, artes plásticas, artesanato, literatura, folclore, cultura popular... Aqui apresentamos algumas das representações feitas pelos alunos do matutino, com sua desenvoltura, capacidade, criatividade, peculiaridade e fazer próprio... Folclore brasileiro e mais especificamente o baiano; fantoche(teatro de bonecos), releitura das obras de Vincent van Gogh; releitura das obras de Cândido Portinari; escultura em sabão(representação de um totem); artesanato (pintura em tecido); tábua de xilogravura para impressão da capa de um cordel... Esculturas, pinturas, teatro e dança, sem contar com a literatura...
Nosso Colégio valoriza a arte.