Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. Rubem Alves

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Feira e Cidadania, Espaço de vivencia social

O Colégio Polivalente na modalidade da EJA – Educação de Jovens e Adultos – (Ensino Médio), mais uma vez busca em sua missão preparar seu alunado para o exercício de sua cidadania através da Educação consciente, interativa, reflexiva e coerente com as suas necessidades.
Diante dessa possibilidade procuramos efetuar uma aprendizagem significativa desenvolvida na escola nesta III Unidade, um estudo interdisciplinar sobre a Feira Livre. Nosso objetivo é analisar, entender e identificar naquele espaço de dinâmica social, econômica, política, étnica, a grande diversidade cultural, bem como resgatar valores morais e étnicos vividos ao longo do tempo pelos sujeitos ali contidos nos mais distintos interesses, porém, cada um como construtor de sua própria historia e da historia plural do lugar.

Em todo decorrer das atividades teóricas e praticas em classe e de campo tem-se destacado a aproximação dos conteúdos contextualizados com a própria experiência e conhecimento de mundo de cada aluno jovem e adulto, estabelecendo troca de informações, o que muito tem enriquecido o trabalho dessa vivencia, cultura e conhecimento das pesquisas, manifestações artísticas, culturais, material e trabalhos construídos no decorrer da unidade revelando a riqueza de saberes na Feira, nas diferentes relações humanas entre o passado e o presente.

Em todo momento de discussão, reflexão da feira destacam-se a importância deste lugar para o desenvolvimento socioeconômico e cultural do município, como também, espaço de convivência, vivência e sobrevivência.

Um trabalho de ensino – aprendizagem voltada para atender as dificuldades, necessidades e interesses cognitivos somados aos saberes e às experiências de vida de cada um, construindo múltiplas habilidades e competências essenciais para compreensão das realidades desses alunos trabalhadores conscientes de seus direitos e deveres civis e humanos.

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