Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. Rubem Alves

terça-feira, 22 de setembro de 2009

A onda do Internetês


São comuns, principalmente entre os mais jovens, o uso de palavras abreviadas e o desrespeito às normas ortográficas vigentes: “Tb axo q vc naum deve viaja pq tá xato” (também acho que você não deve viajar porque está chato).
A verdade é que nós sabemos ortografia por memória visual, e não por “decoreba” de regrinhas. Ninguém perde tempo pensando se HOJE tem “h” ou não, se CASA é com “s” ou “z”, se CACHORRO é com “x” ou “ch”. O que nos faz saber ortografia é a leitura e o bom hábito de escrever. Não temos dúvida na hora de escrever
palavras usuais, aquelas que vemos e escrevemos com freqüência. Isso significa que a visualização e o uso constante das palavras fora da grafia oficial podem criar “dúvidas eternas”.

Com a Internet, vieram novas palavras e expressões, em configuração de comandos ou aplicações, muitas sem apropriado significado em nossa língua. Percebemos, então, como as palavras foram abreviadas até o ponto de se transformarem em uma única expressão, duas ou no máximo três letras (não=n, sim=s, de=d, que=q, também=tb, cadê=kd, tc=teclar, porque=pq, aqui=aki, acho=axo, qualquer=qq, mais ou mas=+). Além dessa "contenção", houve também um desmoronamento da pontuação e da acentuação (é=eh, não=naum), nos enviando à fonética das palavras e não mais à etimologia.
Nos emoticon (emoções), os olhos são representados pelos sinais :, ;, = ou ainda 8. A boca pode ter os seguintes símbolos a representá-la: (, ), *, /, e \. As risadas são feitas escrevendo-se Rs, Kkkkkkkk, Ahahahahahahah ,Eheheheheheh, suhasuhasuahsua,auhauhuahuhua, etc.

O grande problema que existe é o uso dessa linguagem em locais onde ela não é apropriada, como é o caso da escola. A nossa garotada precisa estar consciente de que esta forma de linguagem é grupal, é localizada, é adequada unicamente numa situação específica. É preciso que saibam que a linguagem da maioria, dos textos oficiais, da vida profissional é a língua padrão.

Acreditamos que “não adianta resistir”, pois temos que pensar a educação associada ao pensar do uso da tecnologia. Isso deve ser uma atitude constante no pensar dos educadores e especialistas da educação. O importante papel do educador é o de preparar o educando para usar criticamente as diversas formas de linguagens e também utilizá-las de maneira adequada.

E você, também utiliza bastante o internetês? Vamos trocar informações, "blz".

Nenhum comentário: