Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. Rubem Alves

sábado, 12 de setembro de 2009

Trabalho, Justiça e Cidadania


Durante os dias 10, 11 e 12 de agosto os professores do noturno do POLI juntamente com outras escolas, estiveram participando do curso de capacitação de multiplicadores do programa Trabalho, Justiça e Cidadania.
O projeto é promovido pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5) e pelo TRT5, pela qual Juízes, Advogados, Promotores, Professores de Direito, Servidores do Judiciário, semeiam noções básicas sobre Direito do Trabalho, Direito da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor, Direito Penal, ética e cidadania, etc, nas escolas públicas de diversos Estados e Municípios do país.
O projeto pretende que os professores apliquem nas escolas de palestras, cartilhas, guias de assistência jurídica gratuita, visitas dos alunos ao Poder Judiciário, simulação de audiências e julgamentos, entre outros instrumentos e atividades dessa integração positiva que tem mostrado excelentes resultados.
“Aqui estamos todos pela educação porque acreditamos que a educação é responsabilidade de todos nós”, disse a juíza Rosemeire Fernandes, responsável pela implantação do TJC.
Os professores do noturno saíram do encontro motivados a repassar o conhecimento adquirido para os alunos.
Ficou claro para os professores da EJA que é preciso haver uma adaptação do currículo para essa categoria de alunos, que se encontram em uma realidade diferente do ensino regular. A necessidade cada vez maior de trazer o conteúdo escolar para perto deles, com assuntos do dia-a-dia e que conhecê-los lhes trarão benefícios.

Agora é hora dessa equipe de professores traçarem metas e planos para aplicar o projeto com sucesso, com você aluno.


(clique nas fotos para ampliar)

Um comentário:

Delvani disse...

A relação afetiva deve ser estabelecida com criatividade,cooperação, dinâmica, para transformar o aluno num ser social.
PARABÉNS professores do noturno! VCS são pessoas ESPECIAIS.